sábado, 6 de novembro de 2010

Parvovirose

A Parvovirose, também conhecida por Enterite Canina Parvoviral, é uma doença que ataca cães de todas as idades, mas é responsável pela morte de 80% dos filhotes até 1 ano e meio, pelo fato destes serem menos resistentes ou estarem debilitados por verminoses ou outras moléstias.

É um vírus que entra pelo sistema respiratório e se estabelece principalmente no aparelho digestivo, onde destrói (come) as vilosidades intestinais.

SINTOMAS:
-> Febre que pode chegar a 41º nos filhotes, ao contrário dos cães adultos que apresentam hipotermia.
-> Sonolência
-> Falta de apetite
-> Vômito
-> E o principal sintoma: Diarréia com muito, muito sangue

Ele desidrata de um dia para o outro e fica prostrado (amoado, triste). Alguns animais apresentam também tosse, além de inchaço dos olhos ou inflamação da córnea (conjuntivite).

Não existe remédio para matar o vírus da Parvovirose, existe sim a vacina (V8 / V10) para a PREVENÇÃO e no caso de animais infectados, tratam-se os sintomas.

Cão com Parvovirose

TRATAMENTO
O tratamento consiste basicamente em:
1. Suspender a alimentação (para evitar mais vômitos e consequente desidratação)
2. Aplicação, via parenteral, de soluções isotônicas de sais minerais, principalmente de glicose, associadas à vitaminas, especialmente a Vitamina C (ajuda a proteger as mucosas contra a agressão sofrida pelo vírus), Vitamina B6 (efeito anti-hemético), Vitamina K (Auxilia na produção de sangue).
3. Para a febre, deve medicar o animal com antitérmico (usualmente dipirona)
4. Para o vômito, injeção subcutânea de Cloridrato de Metoclopramida (Plasil) - NUNCA USAR ESTE MEDICAMENTO NO SORO, SEMPRE SUBCUTÂNEO.

O animal que sobrevive não fica com sequelas, mas é uma doença extremamente dolorosa.

Se o seu cãozinho apresentar quaisquer dos sintomas acima, leve-o imediatamente o veterinário, juntamente com a carteirinha de vacinação!

Lembre-se, o melhor caminho é a PREVENÇÃO!

21 comentários:

  1. meu cachorro morreu de Parvovirose , pensei qe era verme ;// dei remedio de verme para ele ai o a barrriginha dele inxou eo os olhos dele pararam eo coração dele começou a bate rapido ai ele morreu ;// poxa muito triste era meu primeiro cachorro e ele so tinha 5 meses de vida ;///

    ResponderExcluir
  2. minha cachora morreu a 2 meses e estou cuidando de uma cachora de quase 3 meses por 5 dias, e ela só foi vacinada contra vermes, mais a dona dela vai vacinala assim q eu a entregar, sera q ela corre o risco de pegar ja q o virus fica por um longo tmpo????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lucivania!
      Olha, cachorro sem vacina está sujeito a contrair todo tipo de doença, não só a parvovirose como também a cinomose, a leptospirose e por aí vai.
      Existe o risco sim, é importante que a cachorrinha seja vacinada o quanto antes!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Porque ele provoca queda brusca na pressão sanguínea do cachorro e pode provocar parada cardíaca, dependendo da dosagem aplicada.

      Excluir
  4. Boa noite.Eu tenho uma cachorrinha de 3 meses,eu me descuidei da vacina dela.E hoje ela começo a vomita uma baba branca e grossa.Serrá que é a parvovirose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ernestina!
      Essa baba branca e grossa não é sintoma de parvovirose, contudo você deve levá-la ao veterinário o quanto antes para que ela seja vacinada e tratada. O melhor remédio será sempre, sempre a prevenção!

      Excluir
  5. Oi, boa tarde.

    Meu cachorro morreu a pouco de parvavirose. Qual é o tratamento certo que se deve dar ao corpo do animal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Junior, sinto muito pela sua perda, seu cãozinho deve ser cremado e o local onde ele vivia deve ser bem desinfetado.. espere algumas semanas antes de colocar outro filhote no local e quando o colocar, que ele ja venha preferencialmente vacinado para não correr o risco de contrair a doença.

      Excluir
  6. Minha cachorrinha pegou pavirose!
    o veterinário passou um antibiótico e um autointoxicante e mandou dar muitoooo soro caseiro!
    ta certo???

    ResponderExcluir
  7. O importante é manter o cão hidratado.. como eu disse, não há medicamento para curar a doença, tem que tratar os sintomas e rezar para o cãozinho se recuperar.. o veterinário certamente o está tratando da maneira mais adequada!

    ResponderExcluir
  8. Olá meu cachorro tomou todas as doses da vacina, sendo que está com sintomas estou tratando ele, levei no veterinário, ele disse q várias doenças tem o mesmo sintoma será q não pode ser a GASTROENTERITE HEMORRÁGICA??? O tratamento é o mesmo da Parvovirose??

    ResponderExcluir
  9. Oi, meu cachorro está com esses sintomas, mas ele é vacinado contra essa doença desde pequeno. Estou esperando o veterinário aqui em casa nesse instante, mas estou muito nervosa. A vacina aumentam as chances de recuperação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila a vacina é o único meio seguro de prevenção, mas não de recuperação. Uma vez que o animal ja está infectado o único jeito é tratar os sintomas e se ele tiver boa imunidade certamente ele vais e recuperar logo. Faça certinho o tratamento indicado pelo veterinário, a limpeza do local onde o animal vive também é extremamente importante. Vou torcer para que seu cãozinho fique bem logo! Abraços!

      Excluir
  10. Meu cachorro tem quase 2 anos. Ele come muita besteira sabe, então quando ele tem crise de estomago, eu dou o antitóxico. Mas hoje ele fez cocô molinho e com um pouquinho de sangue. Só tomou a primeira vacina, mas estou dando a ele soro caseiro,e antibiótico de uso pessoal, pq acho q ele ta com moléstia intestinal. Pois ele está normal, brinca, está alerta, comendo direito. Se ele não melhorar, ai procuro um hospital veterinário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo Monteiro, tenho uma Maltês que constantemente faz cocô com sangue, ela tem gastroenterite e basta comer qq coisa que por descuido deixo cair no chão e pronto, la fica ela ruim, prostrada e fazendo coco com sangue... Também dou soro caseiro pra ela não desidratar e remédio pra dor pq ela sente bastante dor nesses episódios. De qq forma, é importantíssimo não brincar com isso e manter as vacinas do seu cão em dia! abs

      Excluir
  11. OI... tenho uma lhasa que esta com parvo, ela tem só 3 meses e tenho outro q esta sadia com 2 anos, sera q o sadio pode cantrair a doença? Obs: ele esta com todas as vacina em dia.

    ResponderExcluir
  12. `reciso de ajuda, minha cachorrinha de 2 meses esta com sintomas de parvo, amanhã ela ira numa clinica, porem ela ta junto com meu outro cão sadio q esta com a vacina em dia. Estou com mto medo do outro cão ficar doente.

    ResponderExcluir
  13. Fernando Barros, não tem problema se seu cão sadio está com as vacinas em dia. Não há risco dele contrair a parvovirose.

    ResponderExcluir
  14. oi meu cachorro esta com sintomas dai levei ele no veterinario ele receitou medicaçao so que n me falou como hidratalo voçe tem alguma receita ai de hidratacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, a hidratação é de suma importância, cachorro desidratado morre em qualquer situação!
      A não ser que seu cachorro não esteja com parvovirose e sim com gastrenterite ou algum desconforto no aparelho digestivo, aí a situação é diferente... cachorro com gastrenterite tem que ter a alimentação toda modificada e qualquer coisa que ele vá comer/beber tem que ser dado em minúsculas dose para o estômago não rejeitar e ele vomitar. Felipe, acho melhor você questionar o veterinário o que seu cachorro realmente tem, pois mesmo que ele não tenha parvovirose, tem que hidratar com soro subcutâneo ou intravenoso se seu cachorro não está bebendo água normalmente.

      Excluir